
É tempo de mobilização. A Rede WWF - ONG que atua pela conservação do Meio Ambiente e pelo combate ao aquecimento global - convidou a cidade do Rio de Janeiro à apagar as luzes por 60 minutos, a partir das 20:30hs do dia 28 de março de 2009, como sinal de luta pela preservação da Terra.
O Rio de Janeiro será a primeira cidade do país a aderir ao movimento HORA DO PLANETA, conhecido internacionalmente como Earth Hour, este ato simbólico tem por objetivo pressionar os governos de todo o mundo rumo a um acordo global que garanta uma redução drástica das emissões de gases do efeito estufa. No Brasil, segundo a própria WWF, o principal vilão das emissões de gases é o desmatamento (70%) e não a produção de energia (16%), como nos países do Norte.
No entanto, o movimento já encontra críticos: a holding de energia Endessa Brasil e dona da Ampla elogiou o esforço para reduzir as emissões de gases, mas argumentou que os veículos movidos a combustíveis fósseis são muito mais poluentes que a energia elétrica. E até o símbolo da campanha - uma vela - criada pela agência de publicidade DM9DDB, segundo a Endessa, emite mais gases do efeito estufa que eletricidade de fontes limpas. É, faz sentido.
Com essa discussão, quem sai ganhado é a consciência ambiental, pois o diálogo aberto e transparente entre todos os cidadãos é que vai garantir a preservação do planeta.
So, Save the Date!

0 comentários