Subscribe:Posts Comments

You Are Here: Home � � LIXO = COMBUSTÍVEL

Estima-se que cada cidadão brasileiro produz diariamente 1,25 quilo de resíduos; e do total acumulado, 76% é descartado incorretamente, isto é, a céu aberto nos aterros das cidades.


Um projeto pioneiro desenvolvido em Cantagalo, na Região Serrana do Rio, aponta uma solução possível: num acordo com a prefeitura, parte do lixo urbano está sendo usado como combustível na fábrica de cimento Lafarge. É um processo chamado de coprocessamento: o lixo coletado é levado para a usina, onde tudo que possa ser reciclado é separado. Após a seleção, o que resta passa por um período de compostagem por 90 dias; e o que não é decomposto segue para a fábrica onde será queimado a dois mil graus para servir de combustível, no lugar do coque de petróleo.


O programa começou no início de janeiro de 2008 e já recebe 2,5% das 40 toneladas de lixo produzidas semanalmente pela região. O objetivo é zerar o envio de resíduos ao aterro, igualando-se às fábricas Lafarge na Europa e Estados Unidos, onde 98% da demanda de energia oriunda do petróleo são substituídas por resíduos.
Tags:

0 comentários

Leave a Reply