
Devido ao nosso interesse e comprometimento com as questões ambientais, a assessoria da senadora Ideli Salvatti divulgou uma lista com as últimas empreitadas da nova presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas quando ela ainda era presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral.
Em carta-resposta à Revista Época, a senadora se disse injustiçada com as dúvidas levantadas sobre sua nova posição. Fato é que quase todos os projetos apresentados pela senadora, voltados para a indústria do carvão, só servem para beneficiar as elites que exploram essa atividade. Entre eles, destacam-se:
1. Criação do Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL) em Santa Catarina, um projeto que prevê o desenvolvimento de tecnologias limpas para uso do Carvão Mineral;
2. A Frente também viabilizou recursos às pesquisas da Petrobras para a obtenção de óleo diesel praticamente sem emissão de enxofre para uso em ônibus e caminhões, a partir do carvão mineral. Conforme levantamento da Petrobras, se for reunida toda a produção de carvão mineral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, seria possível produzir 300 mil barris de óleo diesel/dia, com enxofre zero, o equivalente a 30% do consumo brasileiro.
Aguardamos com todo respeito as próximas iniciativas da senadora, no entanto esperamos projetos que tratem de tecnologias realmente limpas e, não 'curativos ambientais' como esses projetos acima listados parecem ser.

0 comentários