
De acordo com o relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), divulgado ontem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os brasileiros devem tomar cuidado com as frutas, legumes e verduras que levam para mesa.
A pesquisa revelou que o pimentão é o alimento com maior contaminação, seguido pelo morango, uva e cenoura. E também, que pesticidas proibidos ainda são aplicados e, em alguns casos, de maneira excessiva. Fato é que em 2008, o Brasil se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, o que gera preocupação não só com os consumidores, mas também com os produtores que manipulam essas substâncias sem seguir as recomendações de segurança.
Aumentar o consumo de frutas e legumes é importantíssimo para a saúde, disso ninguém discorda. Porém, para se prevenir desses alimentos, especialistas recomendam:
1. Quando puder, prefira os alimentos orgânicos, apesar de mais caros, são livres de agrotóxico; ou, alimentos com origem identificada.
2. Antes de lavar os alimentos, coloque-os na geladeira por duas horas. Isso é necessário porque frutas e hortaliças, quando em contato com a água na mesma temperatura, absorvem as impurezas que estão na casca. Então para evitar esse risco, elas precisam estar geladas na hora que forem lavadas.
3. Ainda em baixa temperatura, as frutas e hortaliças devem ser colocadas numa solução de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Ou, numa solução de 50ml de vinagre para cada litro de água; ou ainda, deixá-las de molho em água com pastilhas de cloro. Os alimentos devem ficar submersos por cerca de 10 minutos e depois lavados em água corrente.
Bon Apetit!

0 comentários