
A busca pelo equilíbrio não é nada fácil. Porém, para os praticantes da escola de Hatha Yoga, o caminho é árduo, mas não impossível. Ha significa Sol e Tha, Lua. O equilíbrio entre as forças solar e lunar (princípios masculino e feminino presente, segundo a filosofia vedantica, em todos os seres) é o objetivo principal dessa prática.
A metodologia dessa Yoga considerada pós-clássica é baseada no fortalecimento físico. Seus praticantes acreditam que o corpo deve estar bem trabalhado e preparado para suportar a força e o peso da elevação espiritual. Dá muita importância à prática das purificações (shat karma), mas também leva em conta seus aspectos sutis, como o despertar da energia potencial (kundaliní), técnicas de percepção do som supersutil interior (nada), a absorção final da atenção na realidade transcendental (laya) e a iluminação (samádhi).
Sir Krishnamacharya considerado o pai da Yoga Moderna foi mestre dos mais influentes professores de yoga da atualidade. O ressurgimento do yoga na Índia deve muito a seus inúmeros tours de demonstração e palestras durante os anos 30 e a seus quatro discípulos mais famosos - Pattabhi Jois, BKS Iyengar, Indra Devi e seu filho, TKV Desikashar - que contribuíram enormemente para popularizar o yoga no Ocidente. Ótimo para quem busca condicionamento físico, quem avisa amigo é.
By the way: Feliz Dia do Amigo!

0 comentários