Subscribe:Posts Comments

You Are Here: Home � � Lixo Eletrônico: PCs, Baterias e CDs (o que fazer?)


Os problemas com o lixo nunca acabam. E a tendência é que aumentem cada vez mais. Não só pelo crescimento natural da população, mas também devido a ineficiência de nossos processos de reciclagem. Correto??

Para Universidade de São Paulo (USP) e suas unidades administrativas, não mais. Aquela dúvida sobre o que fazer com a bateria do celular que pifou, o modelo desatualizado do PC e os infinitos CDs e DVDs perdidos durante o processo de gravação já não existe mais. Será inaugurado em agosto próximo, o primeiro Centro de Descarte e Reciclagem de Lixo Eletrônico criado por um órgão público. Parceria entre o Centro de Computação Eletrônica da USP e o Massachusetts Institute Technology (MIT). O local fará a separação de todos os componentes e encaminhará o material para empresas que trabalham especificamente com cada um deles.

Num país onde há poucas iniciativas como essa, o fato é de se comemorar. Mais ainda quando temos em mente que o Brasil tem atualmente em funcionamento 50 milhões de computadores e que esse número poderá ultrapassar a casa dos 100 milhões por volta de 2012. Inicialmente o Centro de Descarte atenderá apenas a USP e suas dependências administrativas, mas a partir de 2010, será aberto a toda população. Estima-se o recolhimento de 500 computadores por mês.

Para quem não tem as habilidades e o talento do artista plástico Vik Muniz, o Centro de Descarte e Reciclagem de Lixo Eletrônico é de longe a melhor opção.
Tags:

0 comentários

Leave a Reply