Incrível como pequenas mudanças, às vezes, não são bem-vindas. Depois de quase um ano de divulgação da campanha Saco é um saco pelo Ministério do Meio Ambiente, finalmente a lei estadual que proíbe a circulação de sacolas plásticas no Rio de Janeiro começa a valer (com fiscalização) a partir de hoje (16/07).
Estabelecimentos de grande e médio e porte têm até três anos para se adaptar e até lá, multas não serão distribuídas, apenas avisos e advertências. E dá pra acreditar que ainda tem gente reclamando? Pois tem. A Fecomércio, que representa mais de 400 mil empresários, alega que a lei não atende a toda a cadeia produtiva e gera encargos para os empresários, além de não ser específica em varios assuntos como o destino final correto das sacolas plásticas. Nesse primeiro momento, os estabelecimentos podem oferecer aos seus clientes três alternativas.
1. Dispor de sacolas retornáveis;
2. Oferecer desconto de R$ 0,03 a cada 5 produtos comprados sem o uso de sacolas plásticas;
3. Trocar 50 sacolas plásticas limpas levadas pelos clientes por um quilo de feijão ou arroz.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ainda não se manifestou a respeito da liminar que tenta vetar a lei. E sinceramente, esperamos, que quando o fizer, seja favorável ao planeta.
0 comentários