
Há algumas semanas o mundo tem assistido a verdadeiros espetáculos de superação humana quando o assunto é esporte. Primeiro, com o brasileiro Cesar Cielo que estabeleceu um novo recorde para os 100m livre no Campeonato Mundial de Natação, em Roma, Itália.
Recentemente, foi a vez do jamaicano Usain Bolt se consagrar (+1vez!) nas pistas de atletismo do Mundial de Berlim, na Alemanha. Bolt foi o primeiro a vencer os 100m rasos, 200m rasos e 4x100m rasos nas Olimpíadas de Pequim, China. E dessa vez, ficou apenas 0s21 do recorde mundial estabelecido pela própria Jamaica durante o campeonato olímpico. A seleção brasileira de volei feminino também é campeã, ou melhor, é octa (8x) campeã no Grand Prix; e, até o Rubinho emplacou o primeiro lugar na disputa da Fórmula 1, ontem, em Valência, Espanha.
Para aqueles que se contagiaram com essa onda campeã esportiva, é importante tomar alguns cuidados antes de sair por aí conquistando medalhas. Algumas recomendações de especialistas em medicina desportiva podem ajudar:
1. Consulta Médica: Apesar de todos os benefícios do esporte, cuidados devem ser tomados para reduzir riscos. Consulte um especialista em medicina do exercício, que não se limita a dizer se o coração está batendo. Na prova, o nervosismo aumenta a adrenalina e as respostas dos sistemas cardiovascular e nervoso autônomo podem causar arritmias.
2. Treino Muscular: Um trabalho de força bem orientado aumenta massa, prevenindo quedas causadas por possíveis desequilíbrios.
3. Hidratação: No Brasil, em especial no Rio de Janeiro, devido à alta umidade e ao calor, a temperatura corporal tende a subir, por isso: é importantíssimo se hidratar.
É isso aí, Campeão!

0 comentários