Desde 1970, celebramos em 22 de abril o Dia da Terra. Por iniciativa do senador norte-americano Gaylord Nelson contra a poluição ambiental, a data visa estimular a consciência necessária à preservação da biodiversidade do planeta.
Já somamos quase 6 bilhões de pessoas e muitos ainda vivem sem acesso aos recursos mais básicos e essenciais à vida humana. As catástrofes climáticas parecem multiplicar-se: terremotos, inundações, secas e outras ameaças parecem caminhar para um inevitável fim.
Mas enquanto há vida, há esperança (dizem por aí) . E para isso - graças aos céus - contamos com inúmeras pessoas, organizações e instituições conscientes, mobilizadas para agir em benefício de todos nós. Com esse sentimento, surgem movimentos para nos inspirar. Entre eles, a Carta da Terra que tem por objetivo servir como uma espécie de guia a todos aqueles preocupados com questões socio-ambientais. Tendo como meta os desafios propostos pela Agenda 21, a Carta da Terra é um documento multicultural que compila várias ideias ao redor do mundo em torno de um único objetivo: nossa saudável sobrevivência.
Aprender a viver diante de novas realidades parece ser o grande desafio (principalmente para os mais jovens) nessa segunda década do século XXI. E a Carta da Terra (como instrumento educacional) promete ser um indispensável GPS. Em 2010, essa iniciativa completa 10 anos de existência e muito você pode já pode esperar. Através do blog da Vinivi, você vai ficar sabendo de um monte de ações que vão estar rolando por aí. Te vejo em breve!
Não há pachorra! Vejam as previsões de há 40 anos em http://ecotretas.blogspot.com/2010/03/previsoes-do-dia-da-terra.html
As que hoje se fazem são exactamente iguais!
Ecotretas